Nesta semana, um dos fatos que repercutiu bastante nas redes sociais e nos noticiários foi o resultado do Enem pela surpreendente quantidade de pessoas que foram eliminadas na prova, por causa da redação.
Confira outras edições do programa Tarde Nacional
Por esta razão, nesta sexta-feira (16), o programa Nacional Jovem convidou o professor Sidney Dias de Oliveira, mestre em Língua Portuguesa e diretor do Colégio Vencedor do estado do Acre, para fazer uma análise sobre as causas possíveis desse resultado inesperado.
Para o professor, atribuir o mal desempenho dos candidatos no Enem ao tema da redação é uma questão reducionista, pois os candidatos devem estar preparados para desenvolverem qualquer tema sugerido. O mestre em Língua Portuguesa destacou que a metodologia educacional do país está ultrapassada e que é imperativa uma reforma estrutural.
“Nos precisamos de mudanças, precisamos transformar a educação em um pilar a ser seguido”, afirma Sidney.
Outro ponto que o professor fez questão de destacar foi sobre a importância da leitura. Para ele, quanto mais leitura os candidatos tiverem, mais capacidade terão para desenvolverem um texto coerente e sem erros ortográficos. “Os candidatos que têm uma carga maior de leitura aumentam a capacidade de memorizar a escrita e, consequentemente, passam a escrever correto automaticamente”, concluiu o professor.
Ele ainda reforçou que, com a leitura, os candidatos terão mais embasamento para estruturar qualquer texto, uma vez que lembrarão de vários assuntos que leram e associarão com convicção ao texto que está sendo proposto.
Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Nacional Jovem.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.