Pelos caminhos da prevenção, o programa Natureza Viva deste domingo (31) se despede do Março Mulher ouvindo a ginecologista Lívia Martins sobre o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.
A ginecologista confirma os dados que apontam a infecção pelo HPV como a principal causa de câncer de colo de útero em nosso país. E a infecção por este vírus é uma doença sexualmente transmissível que acomete grande número de adultos em algum momento de suas vidas.
Ela afirma ainda que o câncer de colo de útero tem o desenvolvimento lento e, em fase inicial, costuma não apresentar sintomas, por isso a importância de realizar os exames de rotina como o Papanicolau todo ano.
“A transmissão por via sexual é a mais comum. Mas ouvimos relatos de pessoas que foram infectadas pelo uso, por exemplo, por bacias familiares, como também por sabonetes em barra. Portanto, a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha. A mulher deve exigir o uso do preservativo”. Esclarece Lívia.
Ouça a entrevista no Player abaixo: