Ainda em comemoração ao dia 14 de abril, o Dia Mundial do Café, o programa Natureza Viva entrevistou a administradora pública e pesquisadora do MOBI (Movimento de Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade), Mariana Martins, que está escrevendo uma dissertação de mestrado sobre as cafeicultoras que produzem o Café Feminino.
Ouça no player abaixo:
Segundo a pesquisadora, o café se faz presente na vida de todos. Ele é a promoção do desenvolvimento local e da valorização do ser humano em Poço Fundo/MG.
De acordo com Mariana, na pesquisa, ela buscou a relação da mulher com o trabalho, na agricultura familiar, a partir da questão da subjetividade. Ela trabalhou as considerações e reconfigurações na divisão sexual do trabalho dessas mulheres, além de evidenciar a importância e o destaque que elas têm como grupo.
"O grupo em si traz um empoderamento feminino, a autonomia econômica, trabalha a auto-estima, sendo um grupo totalmente diferenciado", afirmou a pesquisadora.
O programa também conversou com a cafeicultora Daiane Ferreira. Ela falou sobre o diferencial do Café Feminino e ensinou a fazer um café com excelência.
Segundo Daiane, a água é importante e o Café Feminino é feito com blend, para ficar com um sabor especial.
O Natureza Viva vai ao ar todo domingo, às 7h, na Rádio Nacional do Alto Solimões; e, às 8h, nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.