Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que é embolia pulmonar

A doença do ministro Joaquim Levy é pauta do Natureza Viva. Ouça

Nesta semana, o Ministro da Fazenda Joaquim Levy sentiu fortes dores no peito. Acreditando se tratar de um problema no coração, procurou ajuda médica. Após exames, o Ministro foi diagnosticado com embolia pulmonar.

 

Para falar sobre o assunto, Mara Régia conversou, ao vivo, neste domingo (28) com o médico José Carlos Quinaglia, pesquisador da área de infarto agudo do miocárdio, do Hospital de Base de Brasília.

 

Ele explicou que a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue sai da periferia do corpo e se desloca até o pulmão. O quadro clínico se manifesta com uma dor torácica e uma dificuldade respiratória súbita. A gravidade da doença depende do tamanho do coágulo, que pode provocar insuficiência respiratória leve e, dependendo da situação, até causar morte súbita.

 

O paciente diagnosticado com embolia pulmonar deve permanecer em repouso por pelo menos 30 dias e evitar viajar. A imobilidade durante o voo pode ocasionar uma nova embolia e uma piora do caso. Para evitar tal situação, é necessário que o paciente esteja medicado, se levante a cada 30 minutos e procure ficar numa posição mais horizontal.

 

Ainda sobre esse tema, a ginecologista Lívia Martins, no quadro Natureza Mulher, alertou para os riscos e implicações do problema na mulher.

 

De acordo com a doutora, as mulheres são mais propensas a ter varizes e inchaço nas pernas. Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou outros tipos de hormônios devem estar mais atentas, pois o risco de acidentes tromboembólicos aumentam nesses casos.

 

Ficar sentada o dia inteiro ou permanecer longos períodos parada em pé também aumenta o risco de varizes e trombose. A médica fez um alerta especial para as grávidas, que devem ser mais cuidadosas com a saúde nesse período.

 

Para evitar acidentes tromboembólicos, Lívia Martins recomenda exercícios simples como subir e descer da ponta dos pés (exercitando os músculos da panturrilha), caminhar e ao deitar, colocar as pernas para cima.

 

Confira as entrevistas clicando no player acima!

 

Os domingos começam com muita informação e debates sobre sustentabilidade nas Rádios EBC. É o Natureza Viva, que, a partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres, além de dicas para preservação do meio ambiente. O programa também é transmitido em rede com a Rádio Difusora Acreana e Rádio Timbira do Maranhão


 
Conheça um pouco mais sobre os biomas brasileiros nesta grande rede, todo domingo, às 8h - e no horário local da Nacional do Alto Solimões, às 6h. A apresentação é de Mara Régia.

 



Criado em 28/06/2015 - 18:25 e atualizado em 28/06/2015 - 15:28

Mais do programa