Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bolsista do Ciência Sem Fronteiras lança livro sobre crise hídrica

Na obra, o autor conta histórias de personalidades que transformaram a

Em entrevista ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia, o escritor Rafael Morais Chiaravalloti falou sobre o livro “O homem que salvou Nova York da falta de água e outros 11 mestres da sustentabilidade". No livro, ele conta histórias de personalidades que transformaram realidades com o olhar direcionado para o desenvolvimento sustentável.

 

Formado como mestre em Conservação e Sustentabilidade pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas), doutorando pela University College London e finalista do prêmio Rolex Awards para jovens visionários de 2015, o autor é um entusiasta não só de ações ligadas à sustentabilidade planetária, mas também de histórias de pessoas inspiradoras, que batalham para que projetos e ações práticas nesse campo aconteçam.

 

Ouça outras edições do Natureza Viva

 

Rafael relatou que o livro, publicado pela editora Matrix, conta que Albert Appleton, o homem que salvou Nova York da falta de água, era um cara que trabalhava em uma ONG e entendia muito do sistema hídrico da cidade, semelhante ao sistema da Cantareira, em São Paulo.

 

Segundo ele, com o desmatamento da região, uso incorreto do solo, a água começou a ficar reduzida e ruim. A solução encontrada pela cidade foi captar água de outras lugares. Aí Albert pensou: se o problema foi causado pelo desmatamento e o uso incorreto do solo, a solução é plantar árvores de novo e ter um menor manejo do solo. Com a atitude, Albert salvou Nova York da falta de água sem construir uma obra de engenharia.

 

O escritor contou que, além de Albert, ele buscou relatar no livro histórias de pessoas que estão conseguindo tornar o mundo em um lugar um pouco melhor. São pessoas que inspiram e motivam ainda mais pessoas para serem, também, agentes de transformação para a sustentabilidade.

 

Além do Albert Appleton, o livro aborda os legados para a sustentabilidade de Chico Mendes, Cláudio e Suzana Pádua, Roberto Waackr, Márcio Ayres, Tereza Corção, Patrícia Pinho, Walfrido Tomas, Ricardo Voltoline, John Elkington, Harri Lorenzi e RayAnderson.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra no player acima!

 

O Natureza Viva vai ao ar todos os domingos, de 8h às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Mara Régia.



Criado em 21/09/2015 - 12:25 e atualizado em 21/09/2015 - 10:14

Mais do programa