Terceiro Seminário Sobre Novos Saberes em Água e Saúde que será realizado nesta quarta-feira (29), em Brasília, tem como tema "Do Lixo Doméstico ao Lixo Hospital, Muita coisa Pra Gente Conversar - Pare, Pense e Descarte". O seminário é promovido pela Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.
Em entrevista ao programa Natureza Viva, a professora adjunta do Curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Epidemiologia da UnB, Vanessa Cruvinel, explicou que por causa da preocupação com a epidemia de Zyca e Dengue no país, o projeto Pare, Pense e Descarte foi idealizado por alunos do curso de Saúde Coletiva da UnB em Ceilância, DF, em 2010, com a ideia de melhorar a coleta seletiva no campus. "A partir da experiência com catadores, foram aumentados os eixos de atuação do projeto e hoje estão envolvidos mais de 10 professores e cerca de 30 estudantes de diferente cursos de graduação das áreas de saúde", explica.
A professora conta que devido ao projeto, uma ex-aluna do curso de Saúde Coletiva, Raíssa Moraes Pintel Ramos, entrou no mestrado da Universidade de Brasília e o trabalho dela foi aprovado para ser apresentado no Congresso de Manejo Internacional de Resíduos, na Filadélfia, na semana que vem. Filadélfia é a cidade mais populosa do estado norte-americano da Pensilvânia.
Acompanhe esta entrevista sobre o projeto Pare, Pense e Descarte e sobre o impacto inadequado do descarte de resíduos sólidos para o meio ambiente, nesta entrevista do Natureza Viva, com Mara Régia, na Rádio Nacional de Brasília.