Por decisão judicial, a lista de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção em nosso país está novamente em vigor. A lista, que protege 475 espécies marinhas e de água-doce ameaçadas, incluindo os cavalos-marinhos, o mero e várias espécies de tubarões e raias, estava suspensa por uma liminar do Tribunal Regional Federal (TRF) desde junho de 2015.
Para avaliar a boa notícia, o Natureza Viva deste domingo (03) conversou com Mônica Peres, bióloga e diretora geral da Oceana, ONG que trabalha com a proteção dos oceanos para alimentar o mundo.
Ela falou dos interesses das entidades do setor pesqueiro industrial em derrubar essa lista, ressaltou a importância dela para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas alertou para o fato de que só a lista não é suficiente para proteger as espécies: “vamos precisar fazer planos de recuperação, juntando sociedade e especialistas, e ver o que precisamos fazer para que cada uma delas consiga se recuperar. Não queremos que as espécies fiquem na lista e que sejam proibidas de uso. Queremos é que as espécies voltem à abundância original, que elas tornem nossos rios e mares saudáveis e equilibrados”.
Clique no player acima e confira esse bate-papo na íntegra.
Os domingos começam com muita informação e debates sobre sustentabilidade nas Rádios EBC. É o Natureza Viva, que, a partir da Nacional da Amazônia abre espaço nas ondas sonoras das rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional do Alto Solimões e MEC AM Rio para discussões entre lideranças rurais da Amazônia, como ribeirinhos, pescadores, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, trabalhadores extrativistas, indígenas, associação de jovens e de mulheres, além de dicas para preservação do meio ambiente.
O programa vai ao ar todo domingo, às 08h. A apresentação é de Mara Régia.