A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e a Associação de Tênis Feminino (WTA) anunciaram o calendário do retorno do tênis profissional, no ano de 2020. Para as mulheres, a primeira competição começa no dia 3 de agosto, no Aberto de Palermo, na Itália. Os homens entram em quadra, a partir do dia 14 de agosto, no ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos.
A WTA anunciou o calendário de 2020, até novembro, com um total de 20 torneios, incluindo os Grand Slams US Open e Roland Garros. Inicialmente, não haverá público para assistir às partidas, apenas jogadoras e pessoas ligadas à organização poderão entrar nas arenas. Algumas competições ficaram de fora do circuito de 2020 e outras sofreram alterações de sede, como o Western & Southern Open, normalmente disputado em Cincinnati, e que neste ano passa para Nova York.
Confira todo o calendário feminino aqui
No Masculino, o calendário, por enquanto, foi anunciado até setembro, com a disputa de Roland Garros. A temporada de saibro, que havia sido cancelada em março, volta assim que terminar a disputa do US Open, marcado para 31 de agosto. Assim como no feminino, o ATP 1000 de Cincinnati será realizado em Nova York. A ATP e a WTA salientam que os calendários podem sofrer alterações e que estão condicionados a fatores como aprovações governamentais, capacidade de jogar com segurança e orientações de médicos especialistas, por exemplo.
Confira o calendário masculino aqui
A notícia foi recebida com entusiasmo, aqui no Brasil, por Marcelo Melo. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, atualmente, o mineiro ocupa a quinta colocação no ranking mundial de duplas e comemorou o retorno do tênis.
“Realmente muito legal essa notícia, muito boa, do circuito estar voltando. Podermos jogar em Washington e depois seguir com a sequência, até chegar na Europa. Estávamos sem expectativa de quando voltaria. Agora temos um objetivo. É acertar os detalhes de treino, de viagem e começar a organizar o circuito. Tenho certeza que os fãs também ficaram muito felizes de poder acompanhar novamente"
Marcelo Melo está em Belo Horizonte treinando com seu irmão e técnico, Daniel Melo, além do preparador físico, Chris Bastos, e do fisioterapeuta, Daniel Azevedo. O mineiro é recordista brasileiro em número de títulos. São 34 conquistados, sendo um em Roland Garros (2015) e outro em Wimbledon (2017). Marcelo já ficou 56 semanas como primeiro do ranking mundial, outro recorde entre brasileiros.
Em 2020, Marcelo Melo e Lukasz Kubot somaram oito vitórias e conquistaram o ATP 500 de Acapulco, no México.