Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em clássicos sem público, Coritiba vence e Santa Cruz complica Sport

Fim de semana marca retorno dos campeonatos em Paraná e Pernambuco

No Mundo da Bola

No AR em 20/07/2020 - 07:51

A volta das competições de futebol no Brasil, após quase quatro meses, devido à pandemia do novo coronavírus, tem sido marcada por clássicos pelo país. Foi assim no Rio de Janeiro. Será em São Paulo a partir de quarta-feira. E não foi diferente em Pernambuco no fim de semana, apesar de o cenário no qual Sport e Santa Cruz se enfrentaram, na Ilha do Retiro, nem de longe ser o do Clássico das Multidões, como o duelo é chamado. Por exigência da autoridade sanitária, a partida foi realizada com portões fechados.

Sem o apoio do torcedor e contra um rival mais bem colocado no Campeonato Pernambucano, o Sport se complicou. A derrota por 2 a 1 para o Santa, pela nona e última rodada da primeira fase do Estadual, deixou o Leão fora do mata-mata. Pior: o time terá que disputar um quadrangular, em turno único, para não ser rebaixado.

O carrasco rubro-negro foi Pipico, ex-Vasco e atualmente no Santa Cruz, que marcou os dois gols. O Tricolor, que ficou em primeiro, e o Salgueiro, segundo colocado na primeira fase, avançam direto às semifinais do Pernambucano. Retrô, Náutico, Central e Afogados disputam as duas outras vagas em um mata-mata.

Clássico com portões fechados também no Campeonato Paranaense. Na Vila Capanema, com direito a "lei do ex", o Coritiba venceu o Paraná por 1 a 0, gol de Robson, ex-atleta tricolor, e tem a vantagem do empate para o jogo de volta das quartas de final. Os times tiveram baixas por conta do novo coronavírus: o goleiro Muralha, ex-Flamengo e atualmente no Coxa, e o atacante Andrey, do Paraná, testaram positivo e sequer foram relacionados.

A pandemia também obrigou algumas equipes a mandarem os jogos longe de seus estádios, por determinação de autoridades locais. Foi o caso do Rio Branco de Paranaguá, que teve que receber o Cascavel em Ponta Grossa. A equipe da "casa" perdeu por 3 a 0, tendo apenas um jogador no banco de reservas - um goleiro. Teve mais: precisou recorrer a Ratinho, um atacante ídolo do clube, mas que tinha se aposentado há quatro anos e é atualmente vereador em Paranaguá, para reforçar o elenco.

O Cascavel, graças a vitória, pode até perder por dois gols de diferença na volta que fica com a vaga. O Operário, que fez 1 a 0 no Cianorte fora de casa, também está em vantagem - no caso, a de um empate. Entre Londrina e Athletico Paranaense, não tem ninguém a frente, já que as equipes ficaram no 1 a 1. O Londrina, aliás, é outro time que precisou mandar o jogo longe de seus domínios, em Cornélio Procópio, já que a cidade-sede do clube proibiu a realização de partidas. Os duelos de volta no Paraná ainda não foram marcados.

Já no Campeonato Cearense, Fortaleza e Ceará repetirão o cenário da última quarta-feira e se enfrentarão na Arena Castelão vazia, desta vez para decidir o titulo estadual. Ambos os times se garantiram com vitórias magras pelas semifinais, por 1 a 0. O Vozão passou pelo Ferroviário, no chamado Clássico da Paz, enquanto o Tricolor eliminou o Guarany de Sobral. Os jogos também foram no Castelão, sem público. As datas dos confrontos finais ainda serão divulgadas.

 

Criado em 20/07/2020 - 07:51

Mais do programa