Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da Hungria pela oitava vez na carreira, o inglês da Mercedes tornou-se o piloto com mais triunfos em um mesmo circuito na categoria, igualando-se ao alemão Michael Schumacher e suas oito vitórias no GP da França.
De quebra, Hamilton assumiu a liderança da atual temporada após três corridas, com 63 pontos, deixando o companheiro Valtteri Bottas para trás. O finlandês, cinco pontos atrás, chegou em terceiro na Hungria, após uma péssima largada. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, superou uma inusitada batida ainda na volta de alinhamento dos carros no grid, que quase comprometeu a participação na corrida, para terminar o GP em segundo.
A vitória no circuito de Hungaroring também aproximou Hamilton de outra marca de Schumacher. Agora com 86 triunfos na carreira, ele está a cinco de igualar os 91 do alemão, que, por enquanto, é o piloto que mais venceu na Fórmula 1. O maior dos recordes, porém, só poderá ser alcançado ao final da temporada, que é o número de títulos: Schumacher tem sete, contra seis de Hamilton.
No campeonato de construtores, a Mercedes segue à frente, agora com 121 pontos. A Red Bull ultrapassou a McLaren e assumiu o segundo lugar, com 55 pontos.
Havia expectativa de chuva durante a corrida, que não se concretizou. As disputas por posição acabaram concentradas no pelotão intermediário, com exceção da briga pelo segundo lugar, nas voltas finais, entre Verstappen e Bottas. E Hamilton? Bem à frente, o inglês praticamente não foi incomodado. Além de garantir a vitória sem sustos, ele fez a volta mais rápida da história da prova húngara.
A Fórmula 1 retorna em 14 de agosto, com o primeiro treino livre do Grande Prêmio dos 70 anos da categoria, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.