O planejamento dos torneios de base da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), para 2021, foi divulgado em tom de lamento. A entidade argumenta que o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), parceiro na realização das competições, teria reduzido o investimento na base, para ampliá-lo no adulto, por meio de um novo acordo firmado com a Liga Nacional de Basquete (LNB). Esse acordo prevê auxílio logístico durante o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato da modalidade no país.
No ano que vem, serão 10 torneios de base, sendo cinco no masculino e cinco no feminino, nas categorias sub-14, sub-16 e sub-19; além de dois campeonatos na modalidade 3x3. O planejamento de 2020, afetado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), era de 26 eventos. Ou seja: a projeção da confederação nacional é de 60% menos competições em 2021.
Por lei, o CBC tem direito a 0,5% do que é arrecadado nas loterias federais. A realização dos campeonatos interclubes é um dos eixos de incentivo do Comitê à formação de atletas. O presidente do Conselho Consultivo da entidade, Arialdo Boscolo, diz que a mudança reorganiza o planejamento e que o apoio ao NBB tem contrapartida para a base.