Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diretor do CPB descarta eventos no CT Paralímpico e fala sobre Tóquio

Pandemia limita operações na maior estrutura paradesportiva do Brasil

No Mundo da Bola

No AR em 03/09/2020 - 15:13

A contagem regressiva de um ano até a Paralimpíada de Tóquio começou na semana passada. A expectativa do evento se mistura com a tensão de uma pandemia que ainda preocupa o mundo e que atingiu mais de quatro milhões de brasileiros. O novo coronavírus fechou o Centro de Treinamento Paralímpico, principal estrutura paradesportiva do país, entre março e julho.

A reabertura do CT, que fica em São Paulo, ocorreu com restrição de atletas e apenas para treinamentos. Competições e outros eventos neste ano estão fora dos planos, de acordo com o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins da Costa.

Saiba mais na matéria de Lincoln Chaves:


Delegação brasileira

O Comitê prevê uma delegação de 230 atletas em Tóquio. Até agora, 105 vagas já estão asseguradas, entre esportes individuais e coletivos. O planejamento estratégico, definido em 2017, estabeleceu como meta alcançar entre 60 e 75 medalhas nos Jogos. No Rio de Janeiro, em 2016, foram 72. Mas, o que foi traçado há três anos, claro, não previa uma pandemia. Nas palavras de Alberto, o foco é em minimizar o impacto do período sem treinamentos ou de atividades reduzidas.

Paris 2024

O adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021 impacta diretamente o ciclo até a Paralimpíada de Paris, em 2024, que agora é de três anos, não quatro. Para os Jogos na capital francesa, a meta definida pelo Comitê, lá em 2017, era de 70 a 90 medalhas. O diretor técnico do CPB diz que o objetivo é manter o planejamento.

Por conta da pandemia de coronavírus, os programas No Mundo da Bola e Bate Bola Nacional estão temporariamente suspensos e devem retornar à grade da Rádio Nacional do Rio de Janeiro assim que possível.

 

Criado em 03/09/2020 - 15:12

Mais do programa