O Espírito Santo não figura na Série A do Campeonato Brasileiro há 30 anos. Naquela edição, em 1993, a Desportiva Ferroviária representou o estado, retornando à elite após sete temporadas. A Tiva - como o time grená é carinhosamente apelidado pelos torcedores - é uma da camisas mais importantes do futebol capixaba. A equipe de Cariacica (ES), cidade vizinha à capital Vitória, é a segunda maior campeã estadual, com 18 títulos, atrás apenas do rival Rio Branco, que ergueu a taça 37 vezes, mas que já tinha 24 desses troféus quando a Desportiva foi fundada, em 1963.
A Locomotiva Grená é mais um clube brasileiro a seguir o caminho da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Estruturar a SAF foi considerada a prioridade de 2023. Tanto que a diretoria decidiu que a equipe não disputaria a Copa Espírito Santo, torneio que classifica o campeão à Série D. O time profissional não vai a campo desde o fim de março, quando foi eliminado pelo Porto Vitória nas quartas de final do Estadual.
Confira, no player acima, os detalhes no quadro "Fora de Série" com o repórter Lincoln Chaves.
O programa é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de segunda à sexta-feira, às 18h30, em rede para todo o país através da Rede Nacional de Rádio e do site das Rádios EBC.