Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto "70 Olhares sobre os Direitos Humanos" será lançado em live

Para debater os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, projeto exibe diariamente filmes de 1 minuto sobre as mais diferentes temáticas

No AR em 20/01/2021 - 14:30

O Projeto 70 Olhares sobre os Direitos Humanos será lançado entre os dias 20 e 24 de janeiro, às 19h (horário de Brasília), com transmissões ao vivo pelo canal do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) no YouTube. Ao todo, são 70 filmes de um minuto cada, produzidos por 10 cineastas convidados, entre eles Tizuka Yamasaki e Victor Lopes, e 60 estudantes de todo o Brasil.

Todos os filmes são inéditos e abordam temáticas sobre os Direitos Humanos. As lives terão duração média de 1h45. Diariamente, após a exibição dos fimes, os cineastas convidados e cineastas estudantes participarão de um debate que será aberto para perguntas do público e contará com tradução em libras. O Tarde Nacional desta quarta-feira (20) foi saber mais sobre essa ideia com a coordenadora do projeto, Drica Carneiro. 

"O projeto nasceu da necessidade que a gente identificou de debater os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2018. Esse projeto é uma realização do Ministério da Cidadania, com a nossa coordenação e produção. A gente pensou então num projeto que envolvesse o máximo de pessoas possível para pensar as diferentes facetas do ser humano", diz Drica.

Ela explica que o projeto reuniu 70 microfilmes de 1 minuto sobre diferentes temas da Declaração dos Direitos Humano, entre eles: direito à educação, o combate ao racismo,  a questão dos refugiados, a população indígena.

Na entrevista, Drica acrescenta que há filmes de todos os gêneros. Participam do evento estudantes de 29 cidades do país e 40 instituições de ensino. Ao longo do projeto, serão distribuídos também kits gratuitos para 150 instituições no Brasil com cadernos de atividade, que possam usar o cinema como ferramenta. Os filmes e as lives ficarão disponíveis para exibição posterior no canal do YouTube

Acompanhe a entrevista  no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 21/01/2021 - 08:00 e atualizado em 20/01/2021 - 23:36