Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ANA registra melhora da seca no DF, GO e MS

Você sabe o quê um monitor de secas faz? Coordenado pela ANA, ele faz o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno

No AR em 30/03/2021 - 15:30

Você sabe o quê um Monitor de secas faz? Segundo a especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Paula Fiorenze: "ele mede o desvio da normalidade. Então, quando ele diz lá no mapa que uma região está em seca fraca, seca modera ou severa. Ele está dizendo que a condição de seca, condição de evaporação e temperatura e a mistura de tudo isso em indicadores de seca. E ele isso que isso está abaixo do normal. Ou seja, apontando mais para o lado da seca do que da normalidade", esclarece ela, em entrevista ao programa Tarde Nacional desta terça-feira (30).

De acordo com Ana Paula, os registros de seca foram decorrentes de chuvas acima da média para o período de fevereiro. No bate-papo, ela comenta ainda que há pelo menos uma semana o centro-oeste já avançou para o período seco. Mas dá para prever quais momentos serão mais extremos?

Para a especialista, "mais importante do que dizer o que causa cada fração desses fenômenos é entender de que o clima está variando mais e de que os fenômenos extremos de chuva e seca se tornaram mais frequentes e mais intensos. O que demanda uma preparação maior na tomada de decisões", observa ela, diante desse cenário de incertezas. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tags:  seca ANA

Criado em 30/03/2021 - 19:02