Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia Villa-Lobos

O compositor usou elementos do folclore para criar uma música identificada com o povo brasileiro

Harmonia

No AR em 17/11/2021 - 16:35

O programa desta quarta-feira (17) homenageia o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, nascido no Rio de Janeiro em 1887 e falecido na mesma cidade em 17 de novembro de 1959. 

Villa-Lobos possuía um temperamento inquieto e durante toda sua vida trabalhou por criar uma música identificada com o povo brasileiro. 

Villa, como era chamado pelos amigos, viajou pelo Brasil em busca de elementos do folclore e do universo musical do país. 

Por causa desse aprendizado incomum, Villa-Lobos afirmava que seu principal Livro de Harmonia era o próprio mapa do Brasil. 

Uma boa parte da produção de Villa-Lobos para concertos com instrumentos solistas concentrou-se nos últimos anos da carreira, quando escreveu os cinco concertos para piano. 

O último, o Concerto para Piano número 5, composto em 1954, estreou em Londres em 1955. 

De 1930 a 1945, durante a fase de criação das Bachianas Brasileiras, Villa-Lobos procurou afinidades entre a cultura brasileira e a música de Johann Sebastian Bach. 

Assim, na Bachiana Brasileira número 7, composta em 1942, Villa-Lobos escreveu para grande orquestra e um conjunto de instrumentos brasileiros de percussão. 

Os títulos dos quatro movimentos da Bachiana número 7 se referem tanto à música barroca como ao ambiente nacional, sertanejo: Prelúdio, ou Ponteio; Giga, ou Quadrilha Caipira; Toccata ou Desafio; e o último, Fuga, ou Conversa. 

A segunda esposa e viúva do compositor, Arminda Neves de Almeida, a Mindinha, como ficou conhecida, é quem cuidou da divulgação da obra de Villa-Lobos. 

Uma obra importante do compositor das Bachianas é o Guia Prático, uma coletânea de 137 arranjos criados por Villa-Lobos, nos anos 1930, para canções da música folclórica brasileira. 

Ouça a MEC FM:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 17/11/2021 - 16:35

Mais do programa