Arthur Dapieve traz para a série Prelúdios do Rádio Batuta deste sábado (26) uma homenagem a Vladimir Horowitz, com uma seleção composta por interpretações de diversas épocas da vida do pianista.
Ucraniano nascido em 1903, tornou-se soviético com a Revolução de 1917. Emigrou para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra, onde se consagrou como um grande pianista. Teve sua vida marcada pela depressão, que o afastava dos palcos. Mas a cada retorno voltava cada vez mais aclamado.
Repertório:
J.S. Bach. Tocata, adágio e fuga em Dó maior, BWV 564: III. Fuga (5:19) – Vladimir Horowitz
Prokofiev. Tocata em ré menor, Opus 11 (3:26) – Vladimir Horowitz
Schubert/Lizst. Ständchen (5:38) – Vladimir Horowitz
Rachmaninov. Concerto nº 3 para piano e orquestra, em ré menor, Opus 30: I. Allegro ma non troppo (14:34) – Vladimir Horowitz e Orquestra Sinfônica de Londres, regida por Albert Coates
Scarlatti. Sonata em Mi maior, K. 380 (3:58) – Vladimir Horowitz
Scriabin. Sonata nº 5, Opus 53 (12:13) – Vladimir Horowitz
Mozart. Concerto nº 23 para piano e orquestra, em Lá maior, K488: II. Adagio (5:33) – Vladimir Horowitz e Orquestra do Teatro Scala, de Milão, regida por Carlos Maria Giulini
Prelúdios é uma produção da Rádio Batuta, com apresentação e roteiro de Arthur Dapieve e edição de Filipe Di Castro. Ouça Rádio Batuta todo sábado, às 20h, nas Rádios MEC do Rio de Janeiro e MEC FM do Rio de Janeiro.