Olá, gente amiga, desse nosso programa, que hoje gostaria de contar com a atenção de todos vocês para os números que traduzem a escalada da violência no deslocamento.
De 3 a cada 4 mulheres já foram vítimas de importunação, assédio sexual ou mesmo assalto ou furto. É o que revela a última pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber, para captar as impressões e vivências das brasileiras no deslocamento urbano. E quem tem mais informações sobre a insegurança que atinge nossas Marias, quando elas saem de casa, è Maira Saruê Machado, diretora de Pesquisa do Instituto Locomotiva.
Maíra enfatiza que 74% já passaram pessoalmente por situações de violência quando se movimentavam pela cidade. E 88% conhecem ao menos uma mulher que foi vítima de violência quando se deslocava.
Metade das mulheres que declararam já terem sofrido um estupro quando se moviam pela cidade estavam a pé quando foram violentadas, sendo que houve maior número de relatos de estupro nessa forma de deslocamento por mulheres negra do que por não-negras.
Mais mulheres negras do que não-negras relatam que já sofreram assalto, furto, sequestro relâmpago quando se moviam pela cidade. E a maioria das mulheres negras foram vítimas de racismo quando estavam a pé.