A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu na manhã desta segunda-feira (4) com jornalistas de 30 veículos de comunicação de todo o país na abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a etapa nacional acontece entre os dias 4 e 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Em sua fala, a ministra afirmou que a conferência é um espaço democrático, e destacou as ações do Governo Federal voltadas para as mulheres, as culturas populares e populações periféricas.
O secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Leonardo Barchini, também participaram da entrevista coletiva.
A região Norte contará com 268 delegados de cultura, que são os participantes com direito a voz e voto nos painéis dos eixos temáticos. Ao todo, o evento terá cerca de 1300 delegados de todas as regiões.
A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil como realização do MinC e do CNPC, correalização da OEI e apoio da Flacso Brasil.
Ouça no player.