Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuidados no uso de fogos de artifício nas festas juninas

Bombeiro orienta sobre cuidados para evitar acidentes em festas

Com a chegada das festas juninas, é bom tomar alguns cuidados quando for usar fogos de artifício. Sobre o assunto, o programa Falando Francamente conversou nesta quarta-feira (17) com o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Breves, no Pará, Lenilson Costa.

 

Ele explica que é preciso especial cuidado com os fogos de artifício, fogueiras e gambiarras. "Em primeiro lugar, fogos não se misturam com bebida, cigarros e crianças. O maior causador dos acidentes com fogos é o manuseio errado do produto. É preciso ler as instruções, observar a direção em que vai soltar o foguete, evitando barreiras como bandeiras de papel ou qualquer material que possa causar um incêndio", esclarece.

 

Ele lembra ainda que é necessário verificar se o produto tem a regularização do Exército, e para uso, pedir autorização do Corpo de Bombeiros.  "Em volta da fogueira é preciso fazer um aceiro, ou seja, uma limpeza de todo o mato, sujeira que estiver em volta, para evitar que o fogo se propague".

 

E alerta: "As gambiarras são outro problema sério, que podem transformar as alegres festas juninas em momentos de tragédia. As gambiarras são feitas geralmente para iluminar barracas de comidas, artesanato e brincadeiras,  feitas com muitos enfeites de palha e papel. O uso de fios baratos pode ocasionar um incêndio, se entrar em contato com esses materiais combustíveis."

 

De acordo com o Capitão Lenilson, 10% dos acidentes nessas festas causam amputação e cegueira. "Se, apesar de todos os cuidados, o acidente acontecer, não se deve usar nada nas feridas. Além de água limpa e fria, colocar apenas um pano limpo, caso precise estancar o sangue, e procurar imediatamente ajuda médica", recomenda.

 

O Código Penal Brasileiro prevê penas e multas em caso de irregularidades. Essas e outras informações você ouve na entrevista com o Capitão Lenilson Costa.

 

Falando Francamente vai ao ar, pela Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15 às 16 horas, com apresentação de Artemisa Azevedo.  



Curta as festas juninas do Puxa o Fole

Festa Junina: sinônimo de boa comida e muita fartura

Criado em 17/06/2015 - 15:22 e atualizado em 17/06/2015 - 11:57