Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RR: Praga fura barreira fitossanitária e afeta frutos cítricos

A suspeita é que a praga tenha entrado no país por meio do comércio

O ácaro-hindustânico é uma praga que atinge a produção agrícola dos cítricos. Apesar de não provocar danos à saúde, lesiona o fruto e prejudica a comercialização. De acordo com Elisângela Fidelis, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para comercializar é necessário que os frutos tenham certificado fitossanitário de origem consolidado, expedido pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). Na emissão do documento, é observado se eles possuem um padrão de qualidade na produção.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

“É uma praga muito séria, porque ela pode reduzir a fotossíntese da planta e, com isso, reduzir a produção. Por isso, o estado de Roraima tem algumas sanções para exportação de frutos. A gente tem uma produção bastante considerável no nosso estado, mas para que esses frutos saiam daqui, eles geralmente são comercializados em Manaus, todo produtor tem que fazer um processo de pós-colheita para eliminar qualquer presença desse ácaro nos frutos e tem, também, que receber um certificado de origem, que é feito por um técnico que vai atestar que os frutos passaram por esse processo de limpeza”.

 

Segundo a pesquisadora, alguns estudos sugerem que a introdução do ácaro ocorreu por meio do comércio ilegal de mudas oriundas da Venezuela.

 

“Esse ácaro é originado da Índia, reportado na Índia, e ele foi introduzido possivelmente no Norte da Venezuela. O que a gente pode observar é que, provavelmente, esse ácaro tem entrado em Roraima pela entrada de materiais infestados vindos da Venezuela”.

 

Após o ácaro ser identificado em Roraima, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou uma pesquisa para desenvolver tecnologias e evitar a proliferação das pragas, além da regulação fitossanitária e orientação aos agricultores.

 

Ouça, também, no Jornal da Amazônia 1ª Edição:

 

- Ministério Público do Mato Grosso cobra na Justiça a proibição do sacrifício desnecessário de animais com leishmaniose em Cuiabá. O órgão também pede que o município recolha e dê tratamento aos animais abandonados na rua.

- Novo radar vai monitorar desmatamento e crimes ambientais na Amazônia Legal, nos meses de outubro e abril. O sistema consegue fiscalizar a região mesmo com condições climáticas adversas.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 21/07/2015 - 13:03 e atualizado em 21/07/2015 - 10:00