O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo promove este mês a segunda edição da campanha “Setembro Vermelho - escute o seu coração”, que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a prevenção, e com isso diminuir a disseminação da doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são as principais causas de óbitos no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas. Contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos. Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil conversou com o cardiologista da Beneficência Portuguesa de Sao Paulo, Victor Luiz Santos Haddad.
O médico explica que a doença arteriosclerose, que é obstrução cardiovascular, chega matar 50% dos pacientes que morrem de causa natural. Ele recomenda fazer uma prevenção desde infância e não depois que a doença aparece, “tem que começar antes da doença aparecer, que é a prevenção primária”, explica.
O cardiologista orienta ficar longe do tabagismo; controlar o colesterol acomete todas as idades, até mesmo adolescentes; incentivar a criança e o adulto a fazer exercício físico e não ficar sentado em frente ao computador ou TV. Aconselha a ter cuidado com estresse emocional que aumenta níveis de pressão arterial e é um fator de risco de doenças cardíacas. Alerta para a obesidade, diabetes e apnéia do sono. O médico lembra ainda a importância da higiene bucal, pois pesquisas mostram uma ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.
Confira aqui mais informações sobre a campanha Setembro Vermelho.
Ouça a entrevista na íntegra no player acima.
Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima
Setembro Vermelho chama atenção para doenças cardiovasculares
Bactérias presentes na boca podem causar até problemas cardíacos