Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Faquirismo: entenda o que é e conheça o histórico da prática no Brasil

Tema Livre reúne autores de pesquisa sobre a técnica e reconta a

A técnica de faquir, ou a arte dos faquires, engloba o controle da respiração, dos músculos, da vontade e o domínio do corpo para andar sobre brasas, deitar em camas de prego, atravessar o corpo com longas agulhas, reduzir o batimento cardíaco. A exótica profissão foi comum no Brasil até a primeira metade do século XX e a curiosidade sobre a prática levou o historiador, Alberto de Oliveria, e o pesquisador, Alberto Camarero, a pesquisarem sobre o assunto e dividirem a autoria do livro "Cravo na Carne - Fama e Fome - O Faquirismo Feminino no Brasil" (Editora Veneta - 2015).

 

Contemplado pelo Prêmio Carequinha, da Funarte, a obra traz as histórias de 11 mulheres que entre os anos 20 e 50, do século XX, se exibiram como faquiresas no Brasil. Os autores marcaram presença no Tema Livre, no último dia 22 de outubro, e contaram detalhes sobre o faquirismo. Esta edição do Tema Livre foi reapresentada nesta quarta-feira (04). Aproveite para ouvir!

 

Saiba mais sobre o assunto no player acima.

 

Segundo as informações do blog do livro, as provas de faquirismo, muito populares na época, consistiam, em sua maioria, no encerramento do faquir ou da faquiresa em uma urna transparente, durante um determinado período de dias, semanas ou até mesmo meses, em absoluto jejum, muitas vezes sobre pregos ou cacos de vidro e ao lado de cobras.

 

O ar de mistério e tragédia que envolvia a exótica profissão não se limitava às exibições públicas e também se fazia presente nas vidas pessoais de seus representantes. A curiosidade levou os pesquisadores, Oliveira e Camarero, a campo. O que levaria uma mulher a escolher o faquirismo como arte e profissão em uma época em que optar por carreiras como as de atriz ou cantora já era o suficiente para que não fossem bem vistas pela sociedade preconceituosa e moralista de então? Quem foram nossas faquiresas? Como elas eram vistas por seus contemporâneos?

 

O Tema Livre é transmitido de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h da manhã.



Criado em 04/11/2015 - 16:00 e atualizado em 04/11/2015 - 13:51