Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa quer aprimorar técnicas de extração de óleo de abacate

O produto tem propriedades semelhantes ao azeite de oliva e pode ser

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estudam a extração de óleo fino de abacate pelo sistema de centrifugação. Por esse processo, o óleo da fruta mantém todas as propriedades naturais, que se assemelham às de azeite de oliva.

 

Pela produtividade de algumas variedades de abacateiro, um hectare ocupado pela cultura poderia render algo em torno de 12 mil litros de óleo, o que seria uma importante fonte de renda para o produtor rural.

 

Ouça também:

 

Minas Gerais produz azeite de oliva de altíssima qualidade

 

Em entrevista ao programa Brasil Rural, da Rádio Nacional de Brasília, o pesquisador da Epamig Edelson Oliveira disse que o óleo extraído do abacate tem propriedades benéficas à saúde, como o azeite de oliva.

 

“As vantagens do óleo do abacate são as mesmas daquelas do azeite de oliva, como, por exemplo, a redução do LDL, o chamado colesterol ruim, e a possibilidade de elevação do colesterol bom. Isso tudo favorece muito uma diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares”.

 

Além disso, o pesquisador vê no abacate uma excelente fonte de renda, já que a fruta pode ser produzida o ano inteiro, além de algumas variedades oferecerem alta produtividade, podendo chegar próximo de 12 mil litros de óleo por hectare/ano.

 

A pesquisa da Epamig tem se concentrado na extração do óleo a frio para melhorar o rendimento e manter a qualidade. Para isso, os pesquisadores têm aproveitado a tecnologia usada na cultura de oliveiras, fazendo adaptações para o abacate.

 

“A gente precisa evoluir no processo de extração, melhorando o rendimento, encontrando formas de baratear o custo de mão-de-obra no processo de extração”, esclareceu Edelson Oliveira.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 28/10/2015 - 12:42 e atualizado em 28/10/2015 - 10:49

Mais do programa