Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TO: excesso de chuvas inunda ilhas e força saída de ribeirinhos

Nos últimos 15 dias choveu mais que todo o ano de 2015 no município de

Devido a chuvas intensas muitas comportas de hidrelétricas nos rios do Tocantins foram abertas nos últimos dias. A intenção é liberar o excesso de água nos reservatórios. Desde a última quinta- feira (21) , a usina hidrelétrica de Angical, no município de Peixe, abriu gradativamente todas as nove comportas. Algumas ilhas habitadas na região estão submersas, mas os moradores conseguiram sair com alguns pertences.

 

A Defesa Civil de Talismã, município vizinho a cidade de Peixe, auxilia o monitoramento da área. O coordenador do órgão, João Carlos Lopes, reforça que o nível da barragem é estável, variando entre 8,40 cm e 8,60 cm. Segundo ele, se as chuvas continuarem, as águas podem atingir os níveis de 2012.

 

Ainda segundo João Carlos Lopes cerca de 3 mil ribeirinhos já estão avisados e orientados a não permanecer na área. Por telefone, o gerente da Usina Angical, Eduardo Ferraz, informou que só nos últimos 15 dias já choveu mais que todo ano de 2015 na região. Ele disse ainda que até a próxima quarta- feira (27) a barragem já deve está abaixo dos níveis de alerta.

 

A hidrelétrica de Lajeado, localizada a cerca de 50Km de Palmas (TO), também abriu algumas comportas, mas a reportagem não conseguiu falar com os representantes da empresa. 

 

Também são destaques desta edição: 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas cassou os mandatos do governador e do vice-governador do estado. José Melo (Pros-AM), e do vice, José Henrique de Oliveira (PR-AM) são acusados de envolvimento em um esquema de compra de votos nas eleições de 2014; e os médicos peritos do INSS voltaram ao trabalho nessa segunda-feira. Eles estavam em greve há mais de quatro meses, desde o início de setembro do ano passado.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Força-tarefa vai a Altamira ouvir ribeirinhos

Chuvas interrompem rodovias e deixa desabrigados em várias cidades

Criado em 26/01/2016 - 18:22 e atualizado em 26/01/2016 - 16:24