Chegou ao Rio de Janeiro a exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, que reúne 30 obras da artista mexicana (20 óleos sobre tela e 10 obras em papel, entre desenhos, colagens e litografias). A mostra esteve antes em São Paulo onde recebeu mais de 600 mil visitantes.
Confira no player acima a entrevista com a gerente da Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Janaína Andrade, sobre a exposição
Cerca de 100 obras de outras 14 artistas, mulheres nascidas ou radicadas no México - María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein- também compõem a mostra.
Clique no player e confira a entrevista.
Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição apresenta um amplo panorama do pensamento plástico da artista, e revela a intricada rede e o potente imaginário que se formaram, tendo como eixo sua figura. A exposição abrange pinturas, esculturas e fotografias – além de documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens.
Como parte da exposição, a Galeria 1, no térreo da Caixa Cultural Rio de Janeiro, será transformada em espaço de exibição de filmes sobre as artistas Alice Rahon, Rara Avis, Jacqueline Lamba, Leonora Carrington, Remedios Varo e Frida Kahlo.
Serviço:
Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México
Entrada franca (as senhas já podem ser retiradas no site frida.ingresse.com; e estarão disponíveis, também, na recepção da Caixa Cultural a partir de 30 de janeiro)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galerias 1, 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Visitação: 30 de janeiro a 27 de março de 2016
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência