O dia 4 de fevereiro foi escolhido para marcar a luta contra o Câncer. Com o slogan "Nós Podemos, Eu Posso" a campanha da UICC (Union for International Cancer Control), rede global da qual o Instituto Oncoguia faz parte, a proposta é explorar como todos juntos – ou individualmente – podem contribuir para reduzir o impacto da doença na sociedade. A campanha sugere 20 ações que podem salvar vidas, alcançar mais igualdade no tratamento e colocar o tema na pauta dos políticos. Quem fala sobre o assunto com o Revista Brasil é a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.
A médica começa falando da importância do saneamento básico como uma base saudável, que é de grande responsabilidade dos governantes mas também da sociedade, com relação á nossa saúde. Ela explica que não dá pra ficar achando que a saúde está nas mãos do SUS e dos governantes, mas o que todos podem fazer individualmente por você e pela sua família e do que você pode fazer coletivamente, como se engajar nesta causa. Esta campanha chama as pessoas para fazer parte do combate câncer.
Luciana Holtz enfatiza que o câncer é um assunto de todo mundo, porque está crescendo muito e vai chegar cada vez mais pertinho de nós. Então o que fazer para enfrentar essa doença tão impactante? Ela diz que individualmente, temos que adotar hábitos de vida saudável, com relação ao sedentarismo, com relação à prática de exercícios físicos, à uma adequada alimentação e em relação à realização de exames, conforme a faixa etária e de acordo com o que o médico recomenda. E isto é o que se sabe que salva vidas.
Acompanhe esta entrevista sobre a campanha de combate ao câncer e as recomendações médicas da oncologista Luciana Holtz. A entrevista foi ao ar no programa Revista Brasil, apresentado por Valter Lima.