A presidenta Dilma Rousseff inaugura nesta quinta- feira (5) a usina hidrelétrica Belo Monte, no município de Altamira no Pará.
A usina é a maior hidrelétrica 100% nacional e a 3ª maior do mundo. A obra é capaz de atender 60 milhões de pessoas em 17 estados , o que representa 40% do consumo residencial de todo o país.
Duas turbinas já começaram a gerar energia comercialmente desde abril. Uma localizada na casa de força principal no sitio Belo Monte, e a outra na casa de força complementar no sitio Pimental. A usina foi leiloada em 2010 por quase R$ 26 bilhões para empresa Norte Energia S.A responsável pela construção e operação.
De acordo com a empresa, as obras estão praticamente concluídas e a previsão é de que a cada dois meses em média seja ativada uma nova turbina até o pleno funcionamento da hidrelétrica em 2019.
O Jornal da Amazônia 2ª edição desta quinta-feira (5) traz ainda informações sobre o novo prazo para os pequenos produtores rurais e agricultores familiares aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
STF analisa pedido de suspensão da Usina Hidrelétrica de São Manoel