O Memória Rádio MEC desta quarta (09) traz registros e história do programa Música e Músicos do Brasil, considerado o segundo programa mais longevo da emissora.
Criado por Mozart Araújo em 1956, a primeira versão do programa contava com um time de especialistas que atuavam indicando compositores e intérpretes e fazendo a redação: Edino Krieger, Andrade Muricy, Aires de Andrade, Ademar Nóbrega, Helza Camêu e Alceo Bocchino.
A criação do programa ia ao encontro da necessidade de fornecer à rádio gravações de música brasileira de concerto - repertório pouco encontrado na ocasião. Ao propor a gravação de obras ainda não registradas por grandes intérpretes, a emissora passou a prestar um fundamental serviço à música brasileira, deixando esse precioso legado para a memória nacional.
Posteriormente, alguns desses registros tornaram-se LPs e CDs, e hoje podem ser ouvidos no site da Funarte.
O Música e Músicos teve diversas fases de produção, e até hoje atua na importante missão da divulgação da música de concerto brasileira.
Este Memória Rádio MEC apresenta uma entrevista com um de seus primeiros produtores, o maestro Edino Krieger, além de programas produzidos pelo pianista Miguel Proença e pelos musicistas Lauro Gomes e Carina Amorim.
Ouça a MEC FM ao vivo, clicando no player abaixo.
A série Memória Rádio MEC dedicada a programas e produtores emblemáticos da emissora vai ao ar sempre na madrugada de quarta para quinta, 0h30.