No Momento de Jazz desta segunda-feira (16), Nelson Tolipan traz grandes nomes que se tornaram proeminentes no mundo do jazz.
O programa começa com “Jazz Me Blues” com a orquestra de Count Basie. Segundo Tolipan, “Jazz” inicialmente era escrito com dois “s” e há várias teorias de como a palavra surgiu. Alguns dizem que vem da ideia de que seria música de orgasmo, com essa sonoridade das letras centrais “gas” aproximando-se do som de “jazz”.
A participação de Louis Armstrong no mundo do jazz é muito discutida. Ele gravou músicas como “C'est si Bon” e “La Vie en Rose”, e aqueles que estavam mais ligados estritamente ao jazz não gostaram nada disso e disseram que Armstrong apenas era do mundo do jazz quando tinha os hot five e os hot seven. Para Tolipan, o trompetista nunca deixou de tocar o jazz propriamente dito. Armstrong tinha um ídolo: King Oliver. E ele teve a felicidade de tocar lado a lado de Oliver, que o convidou inclusive para fazer um dueto. Tolipan selecionou uma música de Oliver neste programa: “Struggle Buggy”.
Ouça a programação ao vivo da MEC FM no player abaixo:
Na seleção musical: “Jazz Me Blues”, “Doctor Jazz”, “Singin' the Blues”, “Alligator Crawl”, “Struggle Buggy”, “Maple Leaf Rag”, “East St. Louis Toodle Loo”, “Taking a Chance on Love”, “Jumpin' at the Woodside”, “Skyliner”, “I'll Never be the Same”, “My Blue Heaven”, “I Wonder Who's Kissing Her Now” e “Let's Dance”.
Este programa é uma reapresentação e foi ao ar no dia 30 de outubro de 2015.
Momento de Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 23h, na MEC FM Rio, agora em nova frequência 99,3MHz. Confira o programa também às segundas, quartas e sextas, às 22h, na MEC AM Rio e aos domingos na Nacional FM de Brasília, às 19h.
Wynton Marsalis é o destaque do Momento de Jazz