A caça profissional e esportiva de animais silvestres está em debate, novamente, no Congresso Nacional. O Projeto de Lei (PL) 6.268, do deputado ruralista Valdir Colatto (PMDB-SC), quer liberar a matança profissional e esportiva de animais no Brasil.
O texto altera o Código de Caça, editado em 1967, que proíbe essa prática em todo território nacional, salvo em caso de autorização expressa do governo federal, por meio de seus órgãos ambientais.
Sobre o assunto, o Revista Brasil desta terça-feira (31) entrevista o autor do projeto, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). Ele esclarece que o PL trata sobre a Política Nacional da Fauna Brasileira que hoje está sem regulamentação.
Segundo ele, essa falta de normatização provoca alguns tipos de ilicitude e ilegalidade, como o contrabando, a falta de controle interno e externo, e não cumprimento dos acordos internacionais dos quais o Brasil faz parte.
“O projeto regulamenta toda a questão da fauna e as pessoas estão distorcendo, dizendo que nós estamos liberando a caça de animais silvestres, e não é a realidade”, defende o deputado.
Segundo Colatto, o projeto define a possibilidade de caça pelas comunidades tradicionais, como as amazônicas e as indígenas, que dependem dessa atividade para a sobrevivência. Além disso, o PL também possibilita criatórios de fazendas, autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para permitir a caça esportiva de animais que não estão em extinção e promover o combate a animais exóticos, como javalis, alces e antas, por exemplo.
Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Rádios Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. Apresentação: Valter Lima, César Faccioli, Sula Sevillis e Otto Farias.
Caçadores com armas de guerra são detidos na área rural de Planaltina