Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a primeira reportagem sobre o Carnaval carioca de 1949

País vivia um momento político especial, às vésperas de sediar a Copa

Apontado pelo jornal A noite como “sem dúvida o mais brilhante desses últimos dez anos”, o Carnaval carioca de 1949 recebeu especial atenção da Rádio Nacional – à época, o principal veículo de comunicação do país – através de diversas matérias de rua que destacavam blocos, desfiles de escolas de samba e de frevo, bailes e outros eventos espalhados pela capital federal e, para tal, abria espaço em seus microfones para foliões, autoridades, além da figura do Rei Momo, eleito pela primeira vez naquele ano.

 

Ouça no player acima

 

Apesar dos anos passados, ainda hoje é possível observar a força que aquele carnaval adquiriu após o crescente declínio notado a partir de 1935. O ano de 1949 tornou-se notável por traduzir, em meio às festas carnavalescas, o contexto político vivenciado pelo país no período pós-guerra e por representar uma revolução que viria a influenciar as festividades momescas a partir de então.

 

A equipe do Acervo EBC recuperou áudios e ouviu historiadores e personalidades da folia, nesta série de quatro reportagens que você acompanha, a partir desta segunda-feira (20), às 09h15, no programa Revista Brasil.



Criado em 20/02/2017 - 13:01 e atualizado em 20/02/2017 - 10:20

Mais do programa