O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é lembrado nesta terça-feira (21). A data é histórica e seu significado encontra na música “Lágrima do Sul”, de Milton Nascimento em homenagem a Nelson Mandela, a sua melhor tradução.
A data foi criada em memória às vitimas da Chacina de Shaperville, que em 21 de março de 1960 foram covardemente assassinadas pela polícia sulafricana. A partir de 1966, portanto, há 51 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a data como um marco para a eliminação da Discriminação Racial, e instituiu o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Uma referência no calendário de luta das mulheres do Brasil que promovem uma série de atividades com o objetivo de aprofundar o debate em torno da questão racial no Brasil e no mundo.
A psicóloga e ativista Luciene Lacerda compartilha com o Viva Maria os ecos dessa campanha que até 27 de março vai chamar a opinião pública para debater o preconceito e a discriminação racial no Brasil.
Ouça no player acima.