Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aretha Franklin: viaje pela história da rainha do soul no Jazz Livre!

Programa passa por todas as fases da carreira da cantora, do seu começo no gospel, aos grandes clássicos imortalizados pela sua voz inconfundível.

Jazz Livre!

No AR em 27/03/2019 - 11:53

O Jazz Livre! apresenta nesta edição um ícone da música dos séculos 20 e 21: a rainha do Soul, Aretha Franklin.

Nascida em Memphis, nos Estados Unidos, no dia 25 de março de 1942, Artetha, como muitas cantoras de sua geração, iniciou na música cantando e tocando piano em uma igreja. Ao completar 10 anos, a família fixa residência em Detroit, e a igreja, onde o pai pergava, converte-se num ponto de encontro de celebridades. O tom emotivo dos sermões do pai de Aretha, o fez ser conhecido como a voz de um milhão de dólares. Essa fama atrai grandes nomes do soul, como Sam Cooke e Jackie Wilson. A convivência com tantos talentos acaba influenciando e formando a cultura musical da, então pequena, Aretha.

Aos quatorze anos, com apoio do pai, Aretha lança seu primeiro álbum gospel, “Songs of Faith”. A qualidade de sua intepretação a leva a Nova York, onde grava duas canções, distribuídas entre as gravadoras locais. Seu talento não demorou a chamar a atenção, e Aretha iniciou uma carreira mais sólida como intérprete, após assinar seu primeiro contrato com a Columbia Records, em 1961.

Ouça o programa no player acima.

Aretha Franklin

Jazz Livre! vai ao ar nas terças e quintas, às 21h, na MEC FM e aos sábados e domingos, à 0h, na Rádio MEC Rio.

Criado em 27/03/2019 - 11:53

Mais do programa