Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara aprova em primeiro turno texto-base da reforma da previdência         

Hoje terá a votação dos destaques individuais, que podem alterar as regras da aposentadoria

Repórter Nacional

No AR em 11/07/2019 - 08:14

A Câmara dos Deputados  aprovou em primeiro turno o texto-base da Reforma da Previdência nesta quarta-feira (10). A proposta foi aprovada com 379 votos favoráveis e 131 contrários.

O plenário registrou um quórum de 510 deputados. Os dois únicos parlamentares que não compareceram à sessão, foram General Girão, do PSL, e o deputado Bacelar, da Bahia, do partido Podemos.

O número de votos favoráveis ultrapassou a estimativa do governo, que era de 330.  17 partidos orientaram a favor da proposta, 6 contra. 

Durante a sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a chorar ao ser homenageado pela sua articulação política a favor da reforma, pelo deputado líder do PSL, delegado Waldir.

Antes de anunciar o resultado, Maia saiu da cadeira da presidência da mesa e fez um discursou na tribuna. Ele disse que foi uma votação histórica e defendeu o protagonismo do Parlamento no fortalecimento da democracia.

Rodrigo Maia, afirmou ainda que a reforma vai combater privilégios e o sistema deficitário da Previdência Social, reforçando a necessidade de reorganizar as despesas públicas.

Maia também deu um recado ao governo sobre a relação com o parlamento, ao se dirigir ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que acompanhou a sessão no plenário.

A sessão foi tranquila, parlamentares a favor e contra o texto fizeram suas manifestações ao longo dos debates. 

Em linhas gerais, o texto aprovado aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

A aposentadoria por idade  e o tempo de contribuição passa para  65 anos, no caso dos homens, com no mínimo  20 anos de contribuição, e de 62  para as mulheres, com 15 anos de contribuição.

O trabalhador que contribuir pelo tempo mínimo terá renda igual a 60% da média de todos os salários, depois de 20 anos, o beneficio sobe 2% ao ano.

Para ter direito a 100% da média dos salários será necessário contribuir por 40 anos, essa regra, para mulheres, ainda pode mudar durante a votação de destaques do texto.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (11):

 

Outros destaques desta edição:

- Presidente Jair Bolsonaro comemora aprovação da reforma da previdência e diz que inclusão de estados e municípios é assunto do Congresso

- Reforma tributária entra na pauta do Congresso. Deputados saíram na frente dos senadores          

- Em leilão polêmico, Gol e Latam arrematam ativos da Avianca

Criado em 11/07/2019 - 08:46

Mais do programa