Hoje, dia 13 de novembro, é o Dia Mundial da Gentileza. O que podemos fazer para disseminar a gentileza? Como entendemos o que é ser gentil nos dias de hoje? Para responder a estas e outras perguntas, o Tarde Nacional conversou com o professor de psicologia Leonardo Luiz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie - campus Alphaville. "É comprovado, sabido empiricamente, que, como diria o poeta, gentileza gera gentileza. Em regra, ninguém responde a uma gentileza com uma agressão", resume ele.
Ele reforça que o ser humano precisa praticar, desde cedo, a questão da empatia: "É colocar-se no lugar do outro, deixar-se afetar pelos problemas, pelo sofrimento e também pelo sorriso do outro", explica. O papel da família e das escolas na construção de valores do sujeito também foi debatida pelo professor, em conversa que contou com a participação de Luciano Barroso, Adauto Gouveia, Dáurea Gramático e Anchieta Filho.
Clique no player acima e ouça a entrevista completa.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.