Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera Completa homenageia Ida Miccolis

No programa, uma gravação histórica da ópera “Il trovatore”, de Verdi, com Ida Miccolis, Zaccaria Marques, Lourival Braga e regência de Mário de Bruno

Ópera Completa

No AR em 23/08/2020 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (23) faz uma homenagem à grande diva Ida Miccolis, cujo centenário de nascimento foi celebrado no último dia 17 de agosto. Para esta edição, confira uma gravação histórica da ópera “Il Trovatore”, de Giuseppe Verdi

Filha de pais italianos, Ida Miccolis nasceu no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1920. Seu nome começou a ser consolidado como uma das mais consagradas cantoras líricas brasileiras a partir do ano de 1955, quando estreou no Theatro Municipal interpretando a personagem Mimi, da ópera La Bohème, de Puccini. Por esta apresentação aclamada pela crítica, Miccolis foi considerada a “Revelação Artística Brasileira”, logo sendo convidada para diversos outros papéis operísticos, que desenvolvia sempre com perfeição.  Em cerca de três décadas de uma carreira de sucesso, Ida Miccolis se despediu da ópera em 1985, interpretando a ópera Tosca, de Puccini, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Ida Miccolis faleceu em sua cidade natal, aos 94 anos, deixando um incrível legado musical. Ao longo da sua carreira, ela participou de mais de 40 montagens operísticas, além de concertos e recitais de câmara, gravações em estúdio e em programas de rádio e televisão. No programa, confira o belíssimo e raro timbre de Ida Miccolis, com sua afinação precisa e grande extensão vocal, em uma gravação histórica da ópera “Il trovatore”, de Giuseppe Verdi, de uma récita realizada em 25 de setembro de 1970 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Além de Ida Miccolis no papel de Leonora, a gravação conta também com Maria Henriques, Zaccaria Marques, Lourival Braga, Alvarany Solano e Lydia Podorolski acompanhados pelo Coro e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Mário de Bruno.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.
 

Tags:  Ida Miccolis

Criado em 21/08/2020 - 16:45

Mais do programa