Neste Dia de Finados, a apresentadora Mara Régia conversa com a psicóloga Lydia Rebouças, vice-reitora da Universidade da Paz (Unipaz) sobre o luto, a morte e seus significados.
A data leva muita a gente a refletir sobre o sentido e os mistérios da vida. Os tempos de pandemia exigem ainda mais sensibilidade quando se trata do tema, pois segundo Lydia, vivemos um momento de luto de uma forma diferente: “No mundo mais de um milhão de pessoas já morreram em decorrência do coronavírus, estamos vivenciando o luto coletivo.”
Ela explica que todos nós estamos experimentamos o luto como a saudade de uma vida anterior a pandemia que já não existe mais. “Não temos a liberdade de ir e vir como antes, não podemos esquecer de usar a máscara para cuidarmos um dos outros. Cada um de nós está lidando com muitas perdas, o melhor que temos a fazer é seguirmos confiantes e dando o pequeno passo a mais em nosso cotidiano”, explica.
Lydia ressalta a importância de, neste momento delicado, criar redes de apoio e desenvolver estratégias de acolhimento. “Vamos movimentar o nosso corpo para que essa vitalidade nos ajude a atravessar esse deserto, vamos criar redes de apoio com as pessoas mais próximas para que possamos estar falando um com os outros, nos apoiando, ajudando cada um de nós a estarmos acolhendo nossos sentimentos”, finaliza.
Ouça a participação completa de Lydia Rebouças no player.