Esta edição de Nossos Bichos conversou com o policial Rodoviário Federal Anderson Poddis. Ele explicou como o tutor deve transportar seu animal de extimação de modo a garantir a própria segurança, a segurança do animal, e está de acordo com as regras de trânsito.
Ouça a entrevista completa:
Anderson explica que o Código de Trânsito estabelece como infração o transporte de animal entre as pernas, do lado esquerdo do condutor e nas partes externas do veículo. "Mais do que uma infração de trânsito, mais do que a possibilidade de uma multa, o condutor deve se preocupar com o risco de um acidente", alerta o policial. "É importante observar que, tratando-se de um animal, o comportamento não é previsível."
A recomendação primordial da PRF, apesar de não ser uma exigência legal, é a utilização de dispositivos adequados para o transporte de animais. "Podem ser caixas ou bolsas de transporte, podem ser cintos de segurança específicos para o animal que vão mantê-lo preso no banco", recomenda. "A utilização desses acessórios podem, sim, evitar acidentes."
O Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h na Rádio Nacional do Alto Solimões e ao meio-dia nas rádios Nacional da Amazônia e Nacional de Brasília.