O programa Nossos Bichos entrevistou a veterinária Luana Sartori sobre animais idosos.
Ouça no player abaixo:
Animais idosos apresentam mais dificuldade na absorção de nutrientes e, principalmente, no ritmo da digestão. Por isso, é imprescindível que tenham ração de qualidade, específica para animais acima dos sete anos.
Outro ponto fundamental é controlar o peso do animal e evitar o sobrepeso. Uma ração específica também combate a formação do tártaro, fundamental na saúde e longevidade. Luana lembrou ainda que para modificar algo na alimentação do animal é indicado o acompanhamento de um veterinário, pois a rotina deve ser alterada aos poucos, conforme orientação do especialista.
Em relação a brincadeiras, caminhadas e exercicios, o indicado é que se tenha bom senso, visto que os animais não têm a mesma flexibilidade de quando eram filhote.
Os animais idosos sentem mais frio, porque eles ficam mais sensíveis às mudanças na temperatura.
Para saber se o seu pet está com frio, alguns sinais podem ser detectados.
“Eles procuram o sol e costumam deitar em pisos mais quentinhos”, contou Luana.
Segundo a veterinária, o tutor precisa ser paciente nessa fase de vida dos animais, que se tornam mais carentes e amorosos.
Luana ainda alertou para manter a rotina no ambiente onde o animal idoso vive. Realizar grandes mudanças na casa, como alterar os móveis de lugar, pode causar confusão no animal.
O Nossos Bichos vai ao ar aos domingos, às 10h, na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h na Rádio Nacional de Brasília e na Rádio Nacional da Amazônia.