Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Não há evidências de que animais de estimação transmitam covid-19 para humanos

No entanto, pessoas infectadas devem manter o isolamento, inclusive de seus pets

Nossos Bichos

No AR em 08/11/2020 - 12:10

Em todo o mundo, existem atualmente cerca de 30 relatos da infecção pelo SARS-CoV-2 em animais, como nos cães e gatos, em tigres e leões que vivem nos zoológicos e, ainda, nos animais usados para a produção de casacos de pele, como martas, visons e furões, especialmente na Europa. "

Se considerarmos a população mundial de cães e gatos, que gira em torno de um bilhão, esses são casos muito pequenos. É uma taxa de morbidade e infecção menor que 0,5%", explica o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), Paulo Abilio Varella Lisboa, em entrevista ao programa Nossos Bichos.

Cachorros

Segundo o pesquisador, os animais podem se contaminar com o vírus SARS-CoV-2, mas sempre a partir de tutores infectados.

"Em nenhuma ocorrência tivemos a infecção dos animais para as pessoas. É importante dizer que os animais não desenvolvem a doença covid-19. Eles apenas são identificados com o vírus e, normalmente, não mostram nenhum quadro clínico."

Clique e ouça a entrevista completa:

No mundo inteiro tem-se publicado alguns estudos e artigos para tentar entender o risco da infecção entre os animais. "Porém, a doença e o risco de transmissão para o homem não foi comprovado. Isso tem que ser bem enfatizado: o animal não configura risco de transmissão da doença para o homem e nem risco de disseminação da doença para o ambiente", destacou Lisboa.

 

Criado em 10/11/2020 - 15:20 e atualizado em 10/11/2020 - 15:19

Mais do programa