Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Que Há de Novo traz obras de Weinberg gravadas pelo violinista Gidon Kremer

Segundo programa em homenagem ao compositor soviético tem no repertório a Kremerata Báltica na Sinfonia de Câmara n° 3

O Que Há de Novo

No AR em 07/06/2017 - 09:37

O Que Há de Novo desta semana (9)  destaca as composições de Weinberg, que é considerado um dos maiores segredos da música russa do século 20. Ele nasceu em 1919 no gueto de Varsóvia, numa família de atores judeus itinerantes. Aos 10 anos, estreou como pianista e, aos 12, estudava no Conservatório de Varsóvia.

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, Weinberg conseguiu fugir para Minsk, na União Soviética, onde estudou no conservatório local. Em 1943, mandou a partitura de sua primeira sinfonia para Dmitri Shostakovich, considerado um dos mais célebres compositores do século XX, que gostou do que viu e conseguiu aprovação para convidá-lo a mudar-se para Moscou.

No repertório, você vai ouvir Gidon Kremer tocando e liderando a Kremerata Báltica na Sinfonia de Câmara n° 3 de Moyse Weinberg e também a Sinfonia n° 12 de Weinberg, com Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, regida por Vladimir Lande. Essa obra foi uma homenagem póstuma a seu mestre e amigo Dmitri  Shostakovich, que sofreu como  ele a repressão estética do regime soviético. Weinberg chegou a ser condenado à morte, mas foi libertado por causa da morte de Stálin.

O Que Há de Novo é transmitido toda sexta-feira, às 21h, na Rádio MEC FM Rio, com reprise aos domingos, à meia-noite. Ouça ao vivo pelo player abaixo:

Criado em 07/06/2017 - 09:48

Mais do programa