Nesta sexta-feira (18), O Que Há de Novo destaca o trabalho e a história do pianista de jazz norte-americano Dave Brubeck, que durante sua vida musical compôs vários jazz standards.
Seu primeiro trabalho data de 1946 “Dave Brubeck Octet”. Na formação de sua banda, Desmond no sax alto e Dave Van Kreidt no tenor, Cal Tjader na bateria e Bill Smith no clarinete.
Pelo seu trabalho musical cheio de politonalidades (sobreposição de uma ou mais tonalidades) e métricas irregulares, Dave Brubeck ganhou notoriedade no gênero e chegou a ser considerado um gênio do jazz. Uma mostra desse estilo encontra-se na célebre gravação de “Take Five”.
Dave Brubeck faleceu às vésperas do aniversário de 92 anos. Ele teve uma carreira musical sólida e gravou até o ano de 2005.
Ouça a MEC FM no player abaixo:
As músicas que são destaques no programa são:
- "I’ll Never Smille Again" - Glenn Osser / Ruth Lowe;
- "One Alone" - Sigmund Romberg;
- "You've Got Me Crying Again" - Isham Jones / Charles Newman;
- "Someone To Watch Over Me" - Ira Gershwin / George Gershwin;
- "Just Squeeze Me" - Duke Ellington / Lee Gaines;
- "Harbor Lights" - Will Grosz;
- "Things Ain't What They Used to Be" – Elligton Mercer / Persons Ted;
- "Summer Song" – Dave Brubeck;
- "Weep No More" – Dave Brubeck / Iola Brubeck;
- "Bye Bye Blues" - Dave Bennett, Chauncey Gray, Fred Hamm, Bert Lown
O Que Há de Novo é transmitido sexta-feira, às 21h, na MEC FM.