O Que Há de Novo deste sábado (20) traz o primeiro de dois programas sobre o álbum "Fahrenden Gesellen", dirigido pelo músico holandês Reinbert de Leeuw e seu grupo Oxalys, formado por músicos belgas saídos do Conservatório de Bruxelas.
Segundo João Marcos Coelho, "O grupo foi criado por De Leeuw em 1993 e é desde então um dos mais qualificados ensembles europeus. De Leeuw, responsável por alguns dos mais atrevidos e criativos projetos envolvendo a música do século 20 – e também a do passado mais remoto -, está com 77 anos. E continua a inovar em seus concertos e gravações. No caso deste CD, ele procurou agir como Schoenberg em sua Sociedade de Execuções Musicais Privadas. Durante quatro anos, entre 1918-22, Schoenberg e seus alunos, incluindo Alban Berg, Anton Webern e outros, foram realizados concertos sem anúncio prévio dos programas nem presença de jornalistas ou críticos. Arranjos especiais para cordas, sopros, piano e harmônio – o que estava disponível, dada a precariedade financeira dos envolvidos e a ausência de patrocínio."
No repertório, "Seis lieder opus 13", dois movimentos do "Quinteto de cordas" e três movimentos do "Quarteto de cordas n° 2", todos de Alexander Zemlinsky.
O Que Há de Novo é transmitido pela Rádio MEC FM Rio, à meia-noite, na madrugada de sábado para domingo.