O Que Há de Novo dessa semana relembra a obra do músico Guerra-Peixe, um dos primeiros e mais talentosos alunos de Hanns Joachim Koellreutter no Rio de Janeiro do período da segunda guerra mundial.
O compositor de postura nacionalista construiu uma obra importante, que até hoje ainda não foi devidamente avaliada. Celebrado como arranjador, costuma-se deixar de lado sua produção sinfônica. Daí a importância do lançamento do primeiro CD da Filarmônica de Goiás, destaque no programa dessa semana.
No repertório dessa edição de O Que Há de Novo consta a música "A Retirada da Laguna", suíte sinfônica de Guerra-Peixe - composição realizada a partir de relato do Visconde de Taunay, a respeito de um episódio dramático da Guerra do Paraguai. Neil Thomson regeu a orquestra a Filarmôncia de Goiás na versão.
Será tocada também parte da suíte "Museu da Inconfidência", uma das obras mais conhecidas de Guerra-Peixe. Ele a escreveu em 1972, impactado pela visita ao museu da inconfidência em Ouro Preto, Minas gerais. A interpretação é, mais uma vez, da Orquestra Filarmônica de Goiás, regida por Neil Thomson.
Acompanhe pelo player abaixo:
O Que Há de Novo é transmitido toda sexta, às 22h, na Rádio MEC FM Rio.