Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dalva de Oliveira e outras estrelas Nacional são lembradas neste sábado

Começam as homenagens à emissora, que completa 79 anos em 12 de

Na edição deste sábado (29) do programa Onde Canta o Sabiá, Gerdal dos Santos dá largada à série de homenagens que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro vai receber por ocasião dos seus 79 anos de idade. O aniversário da emissora é no dia 12 de setembro, mas as lembranças e homenagens pela data já vão começar.

 

Clique no Player acima para ouvir a música Bandeira Branca, na voz de Dalva de Oliveira!

Clique no Player abaixo para ouvir a Rádio Nacional ao vivo!

 

 

Durante a semana, Gerdal dos Santos anuncia pela redação da Rádio Nacional que a emissora será o assunto do seu programa neste sábado (29), quando ele vai relembrar alguns dos artistas que por aqui passaram. Entre as estrelas que terão destaque ele cita Dalva de Oliveira, uma das maiores estrelas da música brasileira durante os anos 40, 50 e 60. Segundo informações do perfil da cantora no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, Dalva era "Dona de uma poderosa voz, cuja extensão ia do contralto ao soprano, marcou época como intérprete".

 

Ainda de acordo com as informações do Dicionário da MPB, conheça um pouco mais sobre Dalva de Oliveria:

 

"Casou-se com Herivelto Martins em 1937, com quem teve seus dois filhos, Pery e Ubiratã: o primeiro tornou-se cantor, sendo conhecido como Pery Ribeiro e o segundo trabalhou em televisão como "camera man" e depois produtor de programas televisivos, como o "Fantástico", da TV Globo. Separou-se de Herivelto Martins em 1947, iniciando uma batalha de ofensas mútuas muito explorada pela imprensa da época.

 

No início da década de1950, casou-se com o argentino Tito Clement, adotando uma menina, Dalva Lúcia. Foi morar com ele em Buenos Aires. Separaram-se em 1963, ano em que retornou ao Brasil. Casou-se depois com Manuel Nuno Carpinteiro, modesto rapaz muito mais moço que ela. Sofreu, ao lado de Nuno, grave acidente automobilístico em 1965, sendo obrigada a abandonar a carreira por alguns anos. No início dos anos 1970, foi morar em uma confortável casa no bairro carioca de Jacarepaguá. Faleceu em 1972, vítima de hemorragia no esôfago".

 

Onde Canta o Sabiá é transmitido das 9h às 10h da manhã, apresentado por Gerdal dos Santos.



Criado em 28/08/2015 - 19:44 e atualizado em 28/08/2015 - 16:43