Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembre Linda e Dircinha Batista as Rainhas do rádio brasileiro

Gerdal dos Santos e Luiz Murillo falam das irmãs cantoras, que tiveram

Neste sábado, no programa Onde Canta o Sabiá, Gerdal dos Santos vai receber Luiz Murillo. Ambos fazem parte do Instituto Funjor - Associação dos Artistas e Amigos da Arte, que tem como patrono o cantor José Ricardo (1939 - 1999), que é pai do Luiz Murillo. Gerdal preside o instituto, enquanto Luiz é o diretor executivo do mesmo. Eles vão lembrar das irmãs cantoras, Linda e Dircinha Batista, que reinaram durante a época de ouro do rádio brasileiro, mas que sofreram os reveses da fama e do dinheiro, e chegaram ao fim da vida precisando da ajuda de amigos, com José Ricardo assumindo seus cuidados, como se fossem de sua própria família.

 

Ouça a música Vingança, na voz de Linda Batista, clicando no player acima!

 

 

As músicas e as lembranças estarão em Onde Canta o Sabiá, neste sábado.

 

Algumas curiosidades sobre as irmãs:

 

Dircinha estreou primeiro, aos seis anos de idade, e ao lado do pai, o humorista e ventríloquo João Batista Júnior, no final dos anos 20. Linda começou alguns anos depois. A carreira delas não parou de crescer. Há quem diga que Dircinha cantava melhor. Contudo, Linda era mais popular e chegou a ser conhecida como a "Maioral do Samba". Linda venceu o primeiro concurso de Rainha do Rádio em 1937, mantendo o reinado por onze anos consecutivos.

 

Getúlio Vargas chamou as irmãs Batista de “patrimônio nacional”. Ambas teriam tido um caso amoroso com Getúlio, em épocas diferentes. Foram campeãs de vendas de discos nas décadas de 40, 50 e início dos anos 60. A partir daí pararam de ser convidadas para fazer shows e tiveram que gastar grande soma de dinheiro para cuidar da mãe com câncer. Veio a depressão, a queda no estado de saúde, o isolamento.

 

A história das irmãs Batista é longa, entremeada de muitos sucessos, glamour, noitadas, brigas e rivalidade. Saiba mais sobre Linda e Dircinha neste sábado, com Gerdal dos Santos e Luiz Murillo.



Criado em 25/09/2015 - 20:17 e atualizado em 25/09/2015 - 16:34