O Ópera Completa deste domingo (21) entra no clima das comemorações dos 110 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e apresenta uma recente gravação da ópera que está em cartaz: "Fausto", de Charles Gounod.
Composta por cinco atos, “Fausto”, de Gounod, possui libreto em francês de Jules Barbier e Michel Carré, baseado na obra homônima de Goethe. Na época, a ópera não foi aceita no Teatro de Ópera Nacional por ser considerada “pouco vistosa”. A sua estreia, então, ocorreu no Théâtre Lyrique, em Paris, no dia 19 de março de 1859 e só teve uma boa aceitação do público três anos mais tarde, quando foram feitas algumas alterações na obra. Na nova versão, Gounod incluiu recitativos no lugar de partes faladas e inseriu balés e novas árias. Hoje em dia, "Fausto" é uma das óperas mais populares do mundo e já foi traduzida para mais de 25 idiomas.
No programa, uma das mais recentes gravações da ópera “Fausto”, de Gounod, em uma versão em francês com o tenor esloveno Aljaž Farasin e a regência do maestro finlandês Ville Matvejeff.
E esta obra-prima de Gounod está em cartaz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com os grandes solistas Atalla Ayan e Giovanni Tristacci (Fausto); Gabriella Pace e Flavia Fernandes (Marguerite); Homero Pérez-Miranda (Mefistófeles); e Homero Velho (Valentin). A produção teve Ira Levin à frente da Orquestra Sinfônica, Jésus Figueiredo na direção do Coro, além de Luiz Fernando Bongiovanni na coreografia. E a direção artística ficou a cargo do músico André Heller-Lopes, que participou do programa e falou um pouco sobre esta obra de Gounod e sobre esta grandiosa produção no Theatro Municipal.
Ouça a MEC FM:
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.