Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a ópera "Alma", de Claudio Santoro, no Ópera Completa

Programa traz a última ópera da temporada 2019 do Festival Amazonas de Ópera e conta com a participação da diretora cênica Juliana Souza

Ópera Completa

No AR em 08/12/2019 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (08) apresenta o último programa da temporada 2019 do Festival Amazonas de Ópera. Nesta edição, confira a montagem inédita de “Alma”, ópera em quatro atos do compositor homenageado do festival, Claudio Santoro.

Em sua vigésima segunda edição, que ocorreu entre os dias 26 de abril e 30 de maio de 2019, o Festival Amazonas de Ópera celebrou o centenário do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro. A homenagem trouxe uma exposição intitulada “A Alma de Claudio Santoro” e culminou na montagem da ópera “Alma”, encerrando o festival com chave de ouro.

Embora já tivesse sido apresentada em outras ocasiões, esta montagem da ópera “Alma” é totalmente inédita, foi construída a partir do manuscrito original revisado pelo próprio Claudio Santoro e encontrado no acervo pessoal do compositor pelo seu filho, o cravista Alessandro Santoro. Baseada na primeira parte da trilogia “Os condenados”, de Oswald de Andrade, a ópera “Alma”, com música e libreto de Claudio Santoro, conta a história da personagem-título, uma jovem de 20 anos, que ignora o amor do escritor João do Carmo, e se apaixona pelo cafetão Mauro, que a agride e a obriga a se prostituir. Esta conturbada relação, que por sinal é bem atual e envolve sentimentos como amor, submissão, poder, obsessão e dependência, se passa na São Paulo dos anos 1920 e foi escrita por Santoro em 1985, sendo a única ópera do compositor. 

De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, entre as principais características deste trabalho inédito de Claudio Santoro, destaca-se o experimentalismo musical, com o uso de diversos estilos, desde o choro até a música eletrônica, passando pela sua influência da música de cinema e de compositores russos. Durante a 22ª edição do Festival Amazonas de Ópera, “Alma”, de Claudio Santoro, foi apresentada nos dias 26, 28 e 30 de maio deste ano, no tradicional Teatro Amazonas, e contou com a mezzo-soprano Denise de Freitas interpretando Alma; o tenor Juremir Vieira como João do Carmo; e o barítono Homero Velho no papel do cafetão Mauro. E o espetáculo contou também com o Corpo de Dança do Amazonas, o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica, com regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio de Simões.

A montagem impressionou a todos não só pela obra de Claudio Santoro, como também pela beleza do cenário, cuja direção ficou a cargo de Juliana Souza, que participou do programa e contou um pouco sobre esta edição do Festival Amazonas de Ópera e sobre a ópera "Alma", de Claudio Santoro.

Ouça a MEC FM:

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 07/12/2019 - 11:22 - Episódio Ópera Completa 08-12-19

Mais do programa