Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maria Callas interpreta "Il Trovatore", de Verdi, no Ópera Completa

No programa, uma gravação de 1956 com Fedora Barbieri, Giuseppe di Stefano e a grande diva Maria Callas. Regência de Herbert von Karajan

Ópera Completa

No AR em 19/06/2020 - 19:09

O Ópera Completa deste domingo (21) atende ao pedido do ouvinte Georges Kállay, morador do Jardim Botânico (zona sul do Rio de Janeiro), que solicitou alguma ópera interpretada pela grande diva Maria Callas. A obra escolhida foi “Il trovatore”, de Giuseppe Verdi, em uma apresentação realizada em agosto de 1956, no Teatro alla Scala, de Milão.

Descendente de gregos, Maria Callas nasceu em Nova Iorque em 2 de dezembro de 1923 e morreu em Paris, em 16 de setembro de 1977. Tida como uma das mais importantes (se não a mais importante) soprano que já existiu, Callas não só era dona de uma voz rara e incomparável, como conseguia exprimir toda a carga de dramaticidade da obra. Com suas interpretações que traziam uma profunda análise psicológica, ela elevou os seus personagens a um patamar nunca antes alcançado, e revolucionou o universo operístico. Além disso, Maria Callas conseguia demonstrar toda a sua versatilidade interpretativa, com um repertório que ia desde Verdi, passando pelo bel canto, o verismo italiano e até mesmo Wagner. 

No programa, confira uma das gravações mais importantes de Callas da ópera “Il trovatore”, de Verdi, realizada em 1956, no famoso Teatro alla Scala, de Milão, onde a grande diva trabalhou durante anos. 

Composta por quatro atos, “Il Trovatore” tem libreto de Salvatore Cammarano baseado na peça espanhola “El Trobador”, de Antonio García Gutiérrez. // Uma das óperas mais populares e representadas de todo o mundo, “Il Trovatore” faz parte da trilogia verdiana que inclui ainda as óperas “Rigoletto” e “La Traviata”, justamente suas obras mais famosas. “Il trovatore” estreou em 19 de janeiro de 1853 no Teatro Apollo, em Roma, e alcançou um sucesso imediato, principalmente em função das belíssimas árias de natureza singela e que comunicam diretamente ao coração dos ouvintes.

Além de Callas, a ópera contará com outros nomes de peso, como Fedora Barbieri, Giuseppe di Stefano e a regência de Herbert von Karajan.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 19/06/2020 - 19:09

Mais do programa